domingo, 21 de abril de 2013

Ontem capturei a minha primeira garfa.
Um pequeno enxame que estava numa pimenteira em São Gabriel, Setúbal.
Tive conhecimento da sua existência e assim pelo cair da noite lá fui eu tentar a minha sorte.
Verdade seja dita, estava com algum receio que a experiência fosse um fracasso.

Pelo que consta, aquela zona abunda em enxames por esta altura do ano e não só mas, alguns jovens por brincadeira ou simplesmente malvadez, tinham andado a queimá-los e só restava aquele pequenino enxame lutador. 
Pensei, antes morrerem nas minhas mãos inexperientes que queimadas tal qual carnificina... e deitei mãos à obra.

Sorte de principiante!!! Consegui decerto apanhar a rainha pois as restantes abelhas mantiveram-se juntas e sossegadas e as que voavam acabaram por poisar junto das primeiras. 

Hoje de manhã fui lá vê-las e facultei-lhes a tão necessária alimentação artificial após o processo de captura.
Passado um pouco vi-as a darem com o alimentador e umas outras já faziam voos de ensaio.
Agora só espero que se desenvolvam e consigam formar uma grande e forte colónia.

Deixo uma foto curiosa, pelo menos para mim que nunca tinha  visto, ao vivo, nenhum cacho de abelhas.



Deixo também uma foto das minhas duas colmeias onde se pode verificar que a da direita (M1) está bem mais forte que a outra. Pretende-se juntar, mais tarde, a garfa à colmeia mais fraca. 



2 comentários:

  1. Olá

    Bom blog.
    Pretendo iniciar-me na apicultura (mas para começar só para consumo caseiro) na zona de Óbidos. Pretendo começar por 2 ou 3 colmeias.
    Essas abelhas que apanhou são selvagens? Ou domésticas que fugiram e construiram um ninho?
    São da mesma espécie que as domésticas?
    Estou indeciso entre comprar uma colónia ou optar por apanhar enxames selvagens.

    Você usa um fato próprio para a apicultura suponho?
    Gostaria de saber onde se compram os melhores ao melhor preço.
    Já vi um ninho feito de casca de cortiça e sinceramente achei muita piada. Mas se calhar não é o mais prático.

    Desculpe todas as questões.

    Boa sorte!

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá e obrigada =)
    Este pequeno enxame que apanhei era "selvagem". Não pertencia a nenhum apicultor e possivelmente tinha enxameado de um outro enxame também ele "selvagem". Estava instalado provisoriamente naquela árvore e eu tive a sorte de saber do mesmo por um conhecido.

    As abelhas de Portugal são as Apis Melifera Melifera e não são selvagens nem domésticas. Nós limitamo-nos a usá-las para um fim, adaptando a sua organizadíssima vida em sociedade às nossas colmeias "manejáveis". Esta é a única diferença entre as abelhas com dono e as nativas.

    Quanto ao apanhar enxames; ou tem sorte e consegue apanhar um bem grande que rapidamente puxará as ceras e fará criação ou, apanha um mais pequeno (o meu caso) que exige um outro "acompanhamento" e possivelmente que lhe adicione quadros com cera já puxada ou com criação de uma outra colmeia já existente. Para isso é de toda a utilidade adquirir um enxame forte a um apicultor da zona. Os preços acabam por não variar muito portanto, um sítio que seja mais acessível para si, seria o ideal, visto os enxames sofrerem perdas com as longas viagens de carro.

    É necessário comprar um casaco com a máscara. Quanto ás calças, umas de ganga, largas, servirão perfeitamente. As abelhas não terão dó de nós se conseguirem arranjar maneira de nos ferrar portando, uma proteção adequada é indispensável.

    Por último, poderei dizer que o tipo de colmeia que uso é a reversível e parece-me ser a mais usual cá na minha zona e mesmo no país. Acho melhor esquecer mesmo a ideia da casca de cortiça porque não deve ser mesmo nada prático.

    P.S: se alguém achar que algo que tenha escrito não corresponda à verdade ou não seja o mais correto faça o favor de me corrigir. Agradeço =)

    Espero ter conseguido responder a todas as suas questões.

    Porque juntos fazemos a força!!!

    Saudações apícolas

    ResponderEliminar